quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PROJETOS PEDAGÓGICOS COM TECNOLOGIA

O texto fala da importância do trabalho com projetos, onde o professor será apenas o mediador e deve focar seu trabalho pedagógico em ações que leve o aluno a buscar seu conhecimento , através da prática efetiva, ou seja, aprender a construir seus próprios conceitos,contextualizando-os e dessa forma, irá interagir de forma ativa e poderá contar com a tecnologia como aliada. Mas, entendo que o trabalho com projetos deve ser feito de forma interdisciplinar ,onde toda a unidade de ensino deve estar voltada para esse fim,só assim , terá sucesso.
CURRÍCULO DESENVOLVIDO NA AÇÃO


Maria Elisabete Almeida fala sobre currículo, projetos e tecnologia. Seu eixo de trabalho é exatamente a prática docente, através do uso de projetos e tecnologia. Segundo ela, devemos rever o conceito de currículo e, como vivenciamos tecnologia durante todo o curso, nos convida a entender o que é projeto e o que é currículo. E,se a tecnologia faz parte de nossas atividades diárias,ela pode se constituir quanto currículo ,mas currículo não é só tecnologia. É a tecnologia, é a mídia, é o conhecimento científico,são as vivências do aluno e do professor em seu meio e partindo desse conhecimento prévio,dessas experiências, buscamos reconstruir o conhecimento prévio,o desenvolvimento do aluno,a reformulação do conhecimento científico, tendo a tecnologia como aliada, para nos ajudar a revermos nossos conceitos , nossas práticas, nossa forma de trabalhar e até mesmo, de pensar e agir.
COMPARTILHANDO DESCOBERTAS EM AMBIENTES DIGITAIS

Ao visitar os ambientes digitais, pude perceber que estão disponíveis para qualquer pessoa que queira estar atualizada quanto aos acontecimentos, às novas descobertas.São espaços muito importantes para o professor, pois ao visitá - los, poderá conhecer novas técnicas que poderão ajudá-lo a inovar suas práticas docentes. Para os alunos, são fontes de pesquisas riquíssima.Lá, poderão encontrar todo o material necessário para enrquicer seus conhecimentso e prepará-los para o mercado de trabalho.
PROJETOS DE TRABALHO E APRENDIZAGEM COLABORATIVA


Em sua entrevista, Lucas Civiata fala que fazia um trabalho musical com jovens e que depois, passou a trabalhar com crianças. Ele sentiu muitas dificuldades para desenvolver suas atividades. Por isso,iniciou trabalhando os movimentos do corpo para desenvolver a noção musical. Foi aí surgiu o movimento do PASSO ,cujos alunos usavam os pés para marcar o ritmo e entrar em contato com o os sons produzidos . A perspectiva do passo é trabalhar o ritmo e o som, que são fundamentais para a música , que por sua vez, propõe a conexão entre o individuo e o grupo, corpo e alma .O passo propõe transportar compreensões musicais para o corpo.

Segundo Lucas, a perspectiva do passo é brasileira em todos os sentidos, uma vez que falta material para toda e qualquer intenção musical. O individuo ,pode ser muito bom no uso de qualquer instrumento, mas não o tem. Por isso, trabalha com alma e voz, para ter acesso à toda complexidade de qualquer método de ensino musical.

Na apresentação do vídeo, pude perceber que o grupo estava em conecção com o ritmo e com o som. Havia um trabalho colaborativo. A aprendizagem não foi só individual. Foi também do grupo. É o que deve acontecer quando se trabalha com projetos. O trabalho coletivo. Todos todos devem se empenhar, para que surta efeito.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

BLOG:DIÁRIO( DE APRENDIZAGEM )NA REDE

O uso do blog como recurso de atividade pode ser vantajoso, uma vez que trata-se de uma novidade. Tudo que é novo, disperta o interesse e chama a atenção.
A INTERNET COMO ESPAÇO DE AUTORIA

O texto A internet como espaço de autoria é muito interessante. Ele nos fala sobre a origem da palavra ` mídia“, que vem do inglês e significa meio. Fala da comparação que os japoneses fazem a repeito de uma aula. Segundo eles: “uma aula é como um rio correndo rápido , cheio de redemoinhos,pequenas pertubações ,cores e ondas, diferentes em cada canto” Dando sequência , nos orienta a fazer atividades de observação do comportamento dos alunos em sala de aula em relação ao envolvimento,participação,colaboração, compreensão, dificuldades apresentadas no desenrolar da atividade, se o material usado foi adequado e se houve aprendizado. E que os professores devem se reunir para debater sobre a atividade e descobrir os progressos do aluno, tanto individual, como da turma por um todo e se gostaram do que fizeram ou se foi só pelo fato das atividades terem sido realizadas no laboratório. Depois, nos fala sobre o espaço para pesquisa na internet chamado Domínio Público,, que é do MEC. Esta página tem como foco analisar como os ambientes podem ser usados em educação e que novas práticas e possibilidades nos trazem . Nos fala também dos blogs e do que Marcos Bagno nos lembra a respeito deles, que Blog é fruto da cultura da internet e nasceu com os jovens e que por isso, deve ser usado para que eles se expressem livremente e não precisem se preocupar com ortografia e gramática. Já Edivania Ernardino, professora de Língua Portuguesa, de uma escola de são Paula, acredita que o texto publicado é um trabalho escolar e por isso deve se preocupar com a norma culta , pois será visitado por todos os tipos de públicos. E por fim, nos apresenta uma oficina de blog pedagógico criado por um grupo de professores.

Verônica Oliveira Conceição

Enviada em
CONHECER E COMENTAR AS ATIVIDADES DOS COLEGAS


Concordo plenamente com as afirmações de Edna. Realmente, o hipertexto traz inúmeras informações importantíssimas para nós. E, fazendo uso delas, com certeza, poderemos propiciar aulas dinâmicas e participativas. Isso é muito bom!!